-
Arquitetos: Tom Munz Architekt
- Área: 856 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Katia Rudnicki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no pequeno povoado de Egnach, parte da paisagem montanhosa que envolve o Lago Constance. O proprietário adquiriu um terreno que incluía uma casa unifamiliar construída na década de 60, mas o orçamento apertado exigia uma nova aproximação espacial e a implementação de materiais alternativos para restaurar o lugar.
A fundação e porão pré-existentes podiam ser conservados, e foram complementados por uma casa pré-fabricada de madeira com dois níveis e de estrutura leve.
A substituição mostra uma arquitetura de alta qualidade de forma distinta e funcional. Suas matérias-primas e honestas estabelecem o ambiente acolhedor e a sensação confortável de uma casa. O conhecimento e relação regional dos artesãos locais estavam fortemente envolvidos em todo o processo de planejamento. Devido à tipologia aberta e distâncias espaciais curtas, o edifício possuiu um baixo custo para os padrões suíços, de 430 € / m3.
Crua, honesta, como a costa francesa onde os clientes iam de férias. O clima severo, a vastidão do campo e a simplicidade das "cabanas" foram abstrações para planejar o conceito do projeto e desenvolver uma casa natural de espírito austero. Estes temas foram adaptados à cultura construtiva da região, inseridos nos assentamentos pré-existentes, e respeitando as estritas normas de construção. Uma das fachadas desta construção de dois níveis está composta por peças de lariço europeu.
Esta simples tipologia cria, com um simples desenho de divisão por meios níveis, condições de vida surpreendentes. Os acabamentos interiores são de pinus obtidos por um processo de corte sustentável. A cozinha foi construída com a mesma madeira, alcançando seu estado atual depois de um cuidadoso processo de decapagem e pintura, e foi projetada, como todos os acessórios e portas da casa, especialmente para o lugar.
Uma das características mais importantes que se contemplou, foi a separação dos espaços entre públicos e privados. Portanto, os convidados são guiados através da casa em direção à espaçosa sala de estar com um pé-direito de seis metros de altura; enquanto os dormitórios estão separados do espaço público por escadas. Todos os espaços de estar são parte de um conjunto aberto para permitir vistas mais generosas e maior possibilidade de liberdade.